O QUE É A HEBIATRIA
Mas afinal, o que é Hebiatria e como é a consulta?
A Hebiatria é a especialidade médica que estuda a saúde de ADOLESCENTES e JOVENS. O nome se origina da deusa grega da juventude: Hebe. Esta área não surgiu por conta de doenças específicas da idade, mas por características específicas do acompanhamento em saúde dos teens.
Na consulta com o Médico Hebiatra, fazemos uma avaliação clínica bem completa do estado de saúde do jovem. Isto envolve questões de alimentação, crescimento, avaliação da puberdade (inclusive se ela está adequada pra idade), produção escolar, situação vacinal, atividade física, e por aí vai. Ou seja, abordamos aspectos da vida do jovem que podem impactar diretamente em sua qualidade de vida e riscos para agravos.
Recomendamos alguns exames de rotina, que são particularizados pra cada situação individual e familiar. E claro, se houver alguma queixa específica, vamos investigar, diagnosticar e tratar.
A consulta também é um potente momento de EDUCAÇÃO EM SAÚDE, onde o médico vai abordar questões importantes da vida juvenil, instrumentalizando a galera a tomarem atitudes cada vez mais saudáveis. Falamos abertamente sobre uso de camisinha, drogas, escola, expectativas profissionais, relações amorosas, violências, uso de internet e midias socias, etc...
A participação dos pais durante consulta é de extrema importância. Ao mesmo tempo, é necessário que o jovem tenha a possibilidade de ficar sozinho com seu médico. Pode ser na primeira vez ou num próximo atendimento. O importante é que todos estejam confortáveis com isso. Este momento se dá para que o adolescente possa ter mais tranquilidade em conversar assuntos que talvez não se sinta confortável de compartilhar na presença dos pais. Além disso, estimula que ele assuma cada vez mais seus próprios cuidados em saúde, neste processo gradual de independência que é o "adolescer".
Recomendamos uma consulta a cada 6 meses, ou sempre que houver alguma questão específica. Exceto no período do “estirão puberal” (crescimento rápido), quando sugerimos uma consulta a cada 3 meses, pra acompanhar questões particulares desta fase.
Ah, a Caderneta do Adolescente (que eu amo!) é utilizada em todo o processo do atendimento, e o jovem fica com ela pra que a consulta possa “continuar” em casa, num processo permanente de cuidado em saúde.
A adolescência é um período de intensas mudanças e construção de comportamentos, principalmente em relação à saúde. Uma abordagem médica especializada neste momento pode ser a foma mais potente de moldar atitudes saudáveis que vão impactar em toda a vida do seu filho, filha ou filhe.