top of page
Foto do escritorFelipe Fortes

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A CONSULTA DO HEBIATRA X PEDIATRA?

Atualizado: 7 de mar. de 2022

Nas minhas consultas, jovens e famílias ficam surpresos ao perceberem que as perguntas que faço são bastaste direcionadas aos próprios adolescentes.


No início, principalmente os teens mais jovens, sempre olham pra mãe (sempre a mãe) ao final de cada pergunta minha, na tentativa de uma ajuda na resposta. E aí já começa a lindeza da situação: muitas delas já entendem a dinâmica e respondem pouco, estimulando o filhe a refletir sobre o que foi perguntado, outras falam “não olha pra mim, ele perguntou pra você...” kk. É claro que algumas famílias ainda tem dificuldade em perceber que sua criança cresceu e nem deixam ele tentar responder, já se adiantando na resposta. E tudo bem. Todos temos nossos tempos, né?

Penso que uma diferença fundamental entre a consulta pediátrica em relação a do Hebiatra é justamente esta: pra quem o médico ou médica olha no olho e direciona as questões. Sempre vai ser para o adolescente, pois ele é o protagonista daquele momento.

O conteúdo também muda, é claro. Vamos conversar mais sobre sexualidade, drogas, puberdade, escolha profissional, relacionamentos afetivos, etc. – o que jamais seriam tópicos com crianças. Mas a grande questão é que conversamos sobre assuntos “corriqueiros” com os jovens: alimentação, queixas de saúde em geral, sono, doenças que já teve na infância, vacinas realizadas, relacionamentos familiares.... Sim, eu pergunto tudo isso PRA ELES. Às vezes não sabem responder tudo, pois nunca nenhum médico perguntou isso a eles, mas começar a pensar sobre isso faz parte de um processo lindo e gradual de cuidados com sua própria saúde.

Na consulta com o Hebiatra o adolescente é o PROTAGONISTA e o estímulo ao autocuidado em saúde é o objetivo principal. ELE precisa entender que alimentar-se bem é importante. ELE precisa introjetar que dormir bem à noite promove sua saúde. ELE precisa saber como usa o preservativo. E estes “insights” precisam ser genuínos, vir de dentro. E não através de discursos de adultos que julgam saber de tudo da vida deles.

Então, não se assuste: nas minhas consultas, e nas consultas dos Hebiatras por aí, os adolescentes vão falar um mooonte!!! E você vai ficar emocionadamente impressionada.


32 visualizações0 comentário
bottom of page